Mark Zuckerberg revela que privacidade foi o motivo do racha com o Google


Durante o evento de lançamento do motor de buscas do Facebook, o Graph Search, Mark Zuckerberg quebrou o protocolo e revelou o real motivo do racha entre Google e Facebook: a privacidade dos usuĂ¡rios. A falta de acordo entre as duas companhias fez com que a rede social fechasse negĂ³cio com a Microsoft para o uso de sua ferramenta de buscas, o Bing, em 2010. As informações sĂ£o do The Guardian.
Zuckerberg afirmou que o Google nĂ£o estava muito disposto a mudar algumas linhas do seu algoritmo de busca que permitissem que uma foto ou postagem removida pelo usuĂ¡rio do Facebook tambĂ©m fosse excluĂ­da do sistema de buscas, garantindo aos usuĂ¡rios mais privacidade e controle sobre o que publicam e o que removem de seus perfis.
“Estou tentando pensar se Ă© sensato falar sobre isso”, afirmou o executivo quando lhe perguntaram sobre o caso Facebook-Google. “Creio que o principal seja que, quando um pessoa compartilha alguma coisa no Facebook, queremos dar a ela nĂ£o sĂ³ a capacidade de transmitir alguma coisa mas a de mudar suas definições de privacidade mais tarde e remover este conteĂºdo. Isso requer uma atualizaĂ§Ă£o incrivelmente rĂ¡pida… Precisamos que o conteĂºdo desapareça imediatamente…É preciso infraestrutura que garanta essa capacidade, o que requer muita dedicaĂ§Ă£o da parte do parceiro”.
Mark Zuckerberg durante evento de lançamento da Graph Search

Mark Zuckerberg afirmou que a Microsoft estava mais disposta a atender Ă s solicitações do Facebook e que o sistema de buscas do Google funciona perfeitamente para eles e para os seus serviços. “O Google tem um sistema que funciona realmente bem para eles, sobre a forma pela qual tratam as informações em toda companhia, e acredito que o nosso sistema seja diferente nas maneiras pelas quais as pessoas compartilham informações e por querer lhes oferecer flexibilidade retroativa… esse foi o maior obstĂ¡culo”, explicou ele.
Especialistas afirmam que a situaĂ§Ă£o revelada pelo fundador da rede social nĂ£o estĂ¡ diretamente ligada ao lançamento da Graph Search, e sim de antigas disputas entre Facebook e Google quanto Ă  propriedade intelectual de dados pessoais publicados em sites sociais e quando do lançamento do Google+. A gigante da Web, por sua vez, se recusa a comentar a informaĂ§Ă£o e detalhes sobre o fim da parceria entre as duas companhias.

Fonte: CanalTechBr

0 comentĂ¡rios:

Postar um comentĂ¡rio