Review - Smartphone Nokia Lumia 720

A Nokia começou a fazer barulho no mercado, ultrapassou a Blackberry e mantém records de vendas com sua linha Lumia, o que não era esperado. Ela vem chamando a atenção com seus coloridos, sistema diferenciado, e aplicativos incríveis para câmera. Fiquei tão intrigado que comprei um Lumia, foi o 720(como você já deve ter percebido pelo título), não é um aparelho muito caro, nem chega a ser um "top de linha", seu preço gira em volta de 1000 reais, varia de 969 até 1200 reais, eu paguei a vista, por isso tive um desconto e o aparelho saiu por 872 reais. Neste artigo veremos algumas impressões que tive do aparelho:

Acabamento

Vamos começar pelo motivo da minha compra, eu estava em dúvida entre o Lumia 520 e 620, até ver o acabamento do 720, resolvi gastar um pouco mais para ter um acabamento de top de linha, e não me decepcionei. Poucos smartphones na faixa de 1000 reais oferecem um acabamento digno, um deles é o iPhone 4, outro o Lumia 720.
Ele não decepciona em nada quando o quesito é acabamento, eu pessoalmente queria muito um branco fosco, mas o branco é liso, descobri o porquê na pratica, de pirraça comprei uma case branca fosca, e é péssima, suja com facilidade, claro que uma borracha, dessas de escola mesmo pode ajudar.  Seu branco liso combinado com o acabamento curvo da tela chegam a nos deixar bobos, é muito lindo, me fez pensar em um tablet com esse acabamento, seria épico.
Ele conta com quatro botões físicos: Volume(+ e -), botão de energia e um dedicado a câmera, de duas fases, Todos são lisos, sem marcações, o que os deixa elegante. Ele também tem duas gavetas, uma para cartões SD(com suporte até 64GB) e uma para o Micro SIM, tive que cortar meu chip para colocar nele, pois não queria mudar meu número... Deu certo. As gavetinhas só tem um defeito, se você largar seu smartphone em lugares empoeirados ou sujos, pode se deparar com uma sujeirinha nelas, nada muito preocupante, da pra limpar com cotonetes ou até a unha, outro fator importante é que elas são fáceis de abrir, ao contrário de uns smartphones de concorrentes, no mesmo estilo dos iPhones, com uma ferramentinha que faz elas saltarem.
No geral é um belo smartphone com uma carcaça Unibody de policarbonato e um vidro curvo muito charmoso, com 9mm, é de deixar qualquer um de boca aberta.


Tela

A maioria das críticas em cima do Lumia 720 e particularmente o motivo de não ser um top de linha é a baixa resolução da tela, são 480x800 pixels em 4.3", 217 PPI. Todos costumam reclamar dessa "baixa densidade de pixels", mas é o suficiente para não ver linhas de pixel na tela, mas não chega a ser uma tela retina, particularmente não me incomoda, mas pode tomar críticas dos mais exigentes ou haters. Por outro lado, é  smartphone que você acha por menos de  900 reais.

Deixando a resolução de lado, temos uma tela IPS LCD com um contraste incrível e brilho surpreendente, o ClearBlack me fez até esquecer os míseros 217 PPI, realmente é uma tela que te ilumina(sem trocadilhos).


Sistema Operacional

Chegamos a um ponto importante, o motivo de a Nokia ter tantos haters: Windows Phone. As maiores vítimas de "haters" na internet nos últimos anos são as maiores do ramo de tecnologia, sempre a maior tem um grande número de haters, a Microsoft como uma das clássicas empresas de tecnologia não poderia estar de fora, softwares como Internet Explorer e Windows sempre foram os principais alvos, e agora Windows Phone, o mais criticado no smartphone são os apps, realmente se trata de uma loja pequena perto das concorrentes, mas será que você vai sofrer muito nela?

Antes de comprar o Smarphone já tinha conhecimento sobre o SO, já sabia de alguns problemas na Loja, realmente perto de uma "App Store" você vai achar a loja menor, mas, eu só notei falta de um aplicativo, por incrível que pareça, até hoje sofro com a falta do Flipboard em meu smartphone, mas como já foi anunciado, chega em breve, então logo esta falta será suprida. Uma loja que está crescendo, e vai muito longe, mas precisa de melhorias na organização, creio que chega no WP 8.1, e além do mais, não chega a ser desorganizada como a Play Store.

Eu esperava um sistema fluido, pois isso é um destaque do Windows Phone, e ele é realmente muito fluido, confesso que não como o iOS é no iPhone, mas vai longe, ele tem animações muito legais, principalmente quando se abre e fecha um app, os apps otimizados oficialmente são ótimos, mas tem um porém; alguns aplicativos, como o Tumblr, são incrivelmente bugados, este mesmo sendo oficial consegue fechar sozinho, é realmente instável, tome cuidado, alguns aplicativos de terceiros podem te fazer passar raiva, mas como não costumo baixar qualquer app que vejo na frente, não passei muita raiva, embora o Tumblr me deixou chateado, pois uso muito o veículo social. No geral temos apps fluidos e interessantes, a interface adaptada é de mais, isso me agradou, pois eu nunca fui muito fã das versões adaptadas de iOS para Android. Os recursos nativos são ótimos, a personalização realmente é fraca, acho que assim como no Windows 8, o Windows Phone deveria dar opções de fundo para a homescreen, mas creio que isso acontecerá em breve. Alguns bugs nativos também incomodam, o meu Lumia reiniciou uma vez, sem motivos e demorou a ligar, mas depois voltou a normal, até hoje não entendi o porquê.


Nokia

O suporte me surpreendeu, 5 dias após comprar meu smartphone tive um acidente no shopping, um indivíduo me empurrou e o smartphone que estava na minha mão caiu, em uma tentativa desesperada de salva-lo eu o empurrei e ele foi longe, depois da queda ele quebrou a parte superior do vidro, fiquei muito triste com a situação, e contatei a Nokia, falando da quebra do vidro, eu achei que nada aconteceria, pois quando se deixa cair, um eletrônico tem sua garantia nula por mal uso, a  Nokia simplesmente ignorou isso, e me deu um Lumia 720 novo, foi bem rápido, em poucos dias estava com meu novo smartphone, sem um arranhão, claro que fiquei traumatizado e comprei 3 cases e películas para ele, mas fiquei surpreso com tal feito da Nokia.

Outra coisa que a Nokia ganha pontos é nos aplicativos, o smartphone vem com alguns já nativos e outros oferecidos gratuitamente na Store, apenas para smartphones da linha Lumia, e são TODOS, sem exagero, TODOS de bons a ótimos aplicativos, desde os de entretenimento até os de câmera, que são incríveis, todos com funções que deixam a câmera ainda mais turbinada, realmente, muito legal testar cada um deles. Lembrando que em Agosto teremos a atualização "Amber" que pode trazer mais recursos aos Lumias 520, 620, 720, 820 e 920, recursos que até então só estão presentes nos recém lançados Lumia 925, 928 e 1020.

Interessante também são as atualizações, a cada mês temos varias atualizações que fazem pequenas mudanças nas configurações, algumas da Nokia, outras da Microsoft, o que realmente importa é que estamos sempre com melhorias.


Bateria

Bom falando de eletrônicos, bateria sempre foi o vilão, os smartphones de usuários hardcore são carregados até 5 vezes por dia, e nenhuma empresa ousa melhorar isto, se preocupam em turbinar hardware e deixar o smartphone fino, e esquecem deste importante item, a Nokia não fugiu dessa, o Lumia 720 é fino, tem 9mm, e não vem com uma bateria monstra, porém, ele vem com a mesma bateria do Lumia 920, um top de linha, o que pode te dar até dois dias de bateria se utilizando bem o smartphone, claro que eu sou um desses usuários mais avançados, então chega até a durar um dia, não é nada surpreendente, mas já é o bastante, pelo menos até começarem a se importar com isso.


Toque

Você não costuma ver este assunto sendo abordado em reviews, mas creio que este smartphone mereça, ele vem equipado com o Super Sensitive Touch, que promete deixar você usar o smartphone com luvas(Lembrando que você não paga mais de 2400 Reais por este recurso), e cumpre o que promete, já sem o recurso ativo o smartphone se mostra mais sensível que os concorrentes, até meus amigos quando usam o smartphone se surpreendem, com o touch incrível, eu quando comprei, não tinha gostado do recurso ativo, desativei, mas depois de um tempo cismei que deveria ir mais fundo nisso, e hoje não consigo desativar, usar um smartphone diferente é péssimo, eu me acostumei a usar alguns recursos sem ao menos tocar na tela, é ótimo, além de poder usar luvas, unha ou até objetos para usar o smartphone, achei interessante.


Desempenho/Hardware

Eu sei que já abordei um pouco disso em "Sistema Operacional", mas com um Snapdragon S4 dual core de 1 Ghz e GPU Adreno 305, o smartphone não decepciona, tem ótimo desempenho para abrir arquivos e no multitarefa, raramente trava e as animações são suaves, em jogos ele é ótimo, roda suavemente e os gráficos são bem legais, tem vários jogos famosos na Loja, com gráficos ótimos que rodam surpreendentemente no Smartphone de entrada, Lumia 520, no 720 rodam melhor ainda! (Lembrando que também tenho um Lumia 520)


Câmera

Bom, deixei por último o recurso mais elogiado dos Lumias, todos tem promessas grandes por parte da câmera, e o Lumia 720 não foge, tem de longe uma câmera que detona qualquer concorrente da *categoria*, suas fotos são nítidas e sua poderosa lente Carl Zeiss cumpre o que promete, e de noite chega a ser algo magico, o flash é ótimo e as fotos ficam lindas, claro que não faz milagres, como eu sempre digo, não adianta comprar uma câmera profissional se você não sabe tirar fotos, tente ter noções básicas para fotografia, para poder tirar as melhores fotos.


Os aplicativos dedicados, como citei acima, são incríveis e ajudam a editar, compartilhar OU ATÉ criar pequenas animações com as fotos, é realmente interessante, todos em uma interface intuitiva, lembrando que teremos atualizações no próximo mês.

Conclusão

Bom, se você quer um smartphone com Windows Phone, ou apenas um smartphone diferente, indicio a Nokia como fabricante, a linha Lumia oferece smartphones fora do convencional, sua linha de policarbonato com cores fortes e design arrojado deixam qualquer um de queixo caído, eles são um novo estilo de smartphone, para quem está cansado do normal, eu realmente adorei me tornar um membro dessa nova geração, creio que você não vai se decepcionar se comprar um, o Lumia 720 é praticamente um top, com preço de mid-range, fiquei muito feliz com minha compra, porém pontos negativos existem, cabe a cada um avaliar o que é melhor, não indico a compra para quem acha que não vai se adequar ao sistema, ou não gosta do estilo, mas se você quer algo novo, se aventurar, vá em frente.

Principais Prós

Câmera
Design
Desempenho

Principais Contras:

Loja
Resolução
Na cor branca pode ter sujeiras nas gavetas.



0 comentários:

Postar um comentário