![]() |
(Imagem/Reprodução) |
Em um país onde tudo é praticamente bloqueado pelo Governo, não é de se duvidar que ''cópias'' de produtos ou marcas famosas sejam feitas, e com as redes sociais não seria diferente.
O RenRen, o maior site de relacionamentos da China, vem desde 2005, procurando o máximo possível, se manter parecida com o seu concorrente ''ocidental'', o Facebook.
Com mais de 160 milhões de usuários, a ''rede de todos'' (tradução de RenRen) lançou um layout para a rede, que se ''inspira'' (para não se dizer que é uma cópia) muito no site de relacionamentos norte americano, Facebook.
O novo layout conta com características conhecidas como marca visual da sua concorrente, como a timeline, e as capas de perfil.
![]() |
Fica evidente a ''inspiração'' no Facebook. |
RenRen começou sua vida como "Xiaonei" (que
significa ''no campus''), e como o Facebook, foi inicialmente popular com
estudantes universitários em algumas das melhores escolas em Pequim e Xangai.
Se você não levar em consideração o Sina Weibo (um site semelhante ao Twitter)
o RenRen é provavelmente a rede social mais popular entre a juventude urbana da
China, estudantes universitários e recém-licenciados.
O caso chamou a atenção até mesmo de um engenheiro que
trabalha na área de interface visual do Facebook, Stefan Parker. Em seu perfil
na rede social, ele fez um comentário sobre a funcionalidade da página chinesa:
“Ele faz exatamente igual, flutua, tem o equilíbrio igual ao
nosso, tudo. Até a questão da barra de rolagem para expandir o perfil quando se
carrega um determinado número de assuntos é igual”.
O RenRen, por outro lado, tem algumas funcionalidades que
não estão presentes no Facebook.
Uma delas é oferecer a oportunidade de saber quem visitou o seu perfil recentemente, o que para alguns aproxima os amigos, e para outros, afasta. Eles sentem menos vontade de estar visitando seus amigos ou outros perfis, para que não sejam ''pegos'' fazendo isso, e quando o fazem, deixam alguma mensagem, para que a visita valha a pena.
O Facebook não pode ser visto como um concorrente do RenRen, pois pelo fato da rede social de Mark Zuckerberg ser bloqueada no país, o site chinês leva uma grande vantagem.
Porém, quando falamos do mundo todo, o RenRen não oferece nenhuma ameaça ao Facebook. Com apenas 34 milhões de usuários ativos, o site de relacionamentos mais famoso da China não oferece nenhuma ameaça aos 955 milhões de usuários ativos do Facebook.
0 comentários:
Postar um comentário