E se o MAC fosse o sistema mais usado do mundo?

Retirado do Massa de Calafetar


"Faremos uma pequena viagem a uma Terra hipotética, onde o MAC é mais usado, barato e pode ser instalado em qualquer máquina. Nesse mesmo mundo, seria o desejo de todo nerd ter um MicroBook com Windows 7.

Chego a loja para comprar um novo computador. Quero um notebook desta vez. O sistema preferido do ano está sendo o OS X Lion, que acabara de ser lançada. Via dezenas de máquinas com o novo sistema Apple, de todos os preços e para todos os gostos. Como um bom comprador, analisei cuidadosamente uma a uma. Estava testando um HP com AMD Vision Premium, do qual gostei bastante até que apareceu um vendedor.
- Bom dia senhor, posso ajudá-lo?
- Sim, amigo. Estou procurando aqui um novo notebook pra mim.
- Como o senhor quer, mais ou menos?
- Bom, eu queria algo
 bom, mas não muito caro. Percebi que o Lion está sendo o preferido da galera, o que você acha?
- Eu o acho um sistema muito bom, o senhor poderia considerar modelos com ele, mas também temos aqui um novíssimo lançamento da Microsoft, com Windows 7. O senhor gostaria de vê-lo? Não está muito caro, e possui um ótimo sistema, que quase não pega vírus e nem trava!
- Hum... Mas ele tem cara de ser caro. Quanto custa?
- Está por R$2.999,99 senhor.
- Três mil! Não tenho esse dinheiro todo.... Acho que vou querer um com MAC mesmo...
- Mas esse computador ele vai ser muito bom para o senhor, o custo benefício é melhor. Ele é inteiramente produzido pela Microsoft, com peças originais e Hardware exemplar. Ele durará muito mais do que um MACzinho qualquer.
- Hum... E as especificações? - perguntei ao vendedor. Estava começando a gostar daquela história, e já ouvira falar muito bem do Windows e da Microsoft. Poderia ser um bom negócio.
- Ele conta com Intel Core i5, 6gb de RAM, HD de 500 gb.
-Um bom hardware - falei - Mas percebi que há máquinas com especificações equiparáveis aqui, e com preço mais em conta. Por que ele é mais caro?
- Devido ao sistema operacional e ao fato de ser um produto original Microsoft, com qualidade e design superiores aos demais. E se o senhor levá-lo agora, poderemos parcelar em até 12X no cartão. Pode confiar, ele durará bem mais e tem suporte técnico garantido por 2 anos.
- Estou gostado... Mas até agora sempre usei o MAC, como seria minha migração?
- Garanto que o senhor não sentirá dificuldade em usar o Windows, ele é muito simples, prático e bonito. Além disso, a maioria dos aplicativos que você usava no MAC são compatíveis. Mas se mesmo assim houver algo que não dê certo no seu novo SO, é possível instalar OS X Lion ou Leopard.
- Você está me convencendo a levar. Quer saber, vou pegar mesmo. Sempre ouvi falar muito bem, sempre quis ter um. Acho que posso fazer esse esforço e levar um produto de qualidade pra casa. Onde é o caixa?

Cheguei em casa empolgado com minha nova compra. Fui logo abrindo a caixa e o encontrei lá, lindamente parado. Era muito bonito e até leve. Chamava-se MicroBook. Fui logo pondo-o na tomada e ligando. O sistema, Windows 7, já veio pré-instalado e a configuração foi muito fácil. Criei um usuário para mim, loguei e me deparei com uma interface muito diferente a que estava acostumado: apenas uma barra em baixo, com um menu em forma de bola, atalhos, relógio e ícones.
Apesar do susto, me acostumei rapidamente com ela. Abri o navegador, Internet Explorer. De cara, não gostei muito, assim como não fui com a cara do Safári. Navegadores pré-instalados nunca são muito bons. Entrei logo no site do Google e baixei o Chrome. Pesquisei um pouco sobre o sistema antes de conhecê-lo a fundo, e vi muitas críticas boas. Pensei em instalar um antivírus, como fazia com o MAC, mas descobri que os vírus pra Windwos são poucos e fracos. Mesmo assim, não custa previnir. Instalei um da própria Microsoft, Security Essentials.
Está na hora de fuçar melhor o sistema. Descobri muitas coisas novas e legais, como uma central de atualizações e um programa de IM que até agora não conhecia. O player de música é bem mais simples e prático que o iTunes, apesar de não ser muito bonito. Gostei também o Office, que já veio instalado gratuitamente. O gerenciador de arquivos, maravilha.
O terminal dele é, porém, meio fraco, sem muitos comandos. É tudo no modo gráfico mesmo.
Apesar de alguns bugs e complicações, o sistema em si é muito bom, e aliado ao poderoso hardware torna-se quase imbatível. Reconheço que um MAC com hardware semelhante e um bom antivírus seria praticamente igual, porém gostei mais da praticidade e simplicidade da plataforma da Microsoft. Ah, se todos pudessem comprar um Windows, tudo seria bem mais... Simples!

O texto foi um pouco puxado para o lado do Windows, até porque meus conhecimentos na plataforma Apple são muito vagos e adivinhem qual o meu SO preferido? . Posso estar perdidamente errado, como posso também estar precisamente certo."


Via Massa de Calafetar.

0 comentários:

Postar um comentário